segunda-feira, 28 de maio de 2007

Zero Fill e Low Format

Olá pessoal,

O felizardo de hoje é você que tem um problema de BAD BLOCK no seu HD...

Vou abordar algumas dicas de como utilizar alguns "pedaços" que sobraram...

Começando com o LOW FORMAT ou ZERO FILL.

Muitas pessoas, inclusive eu, ao se depararem com um problema de bad block e pesquisar sobre o que fazer, se vêem de frente, geralmente, com a mesma resposta: "Faça um low format".

Vou responder algumas perguntas que eu já me fiz e você deve está se fazendo agora...

O que é esse tal de LOW FORMAT?
Low format é a formatação de baixo nível, onde o HD é verificado setor por setor e são definidos onde serão alocados os arquivos. O low format necessariamente faz um ZERO FILL, traduzindo, escreve 0's (zeros) em todo o HD, fazendo com que o mesmo "VOLTE" ao mesmo estado em que saiu da fábrica, além de garantir que todos os dados existentes sejam excluídos para sempre.

Posso fazer o LOW FORMAT no meu HD?
Sim, mas NÃO é aconselhável que você faça essa prática cotidianamente, recomendo somente quando algum utilitário de correção de disco indicar a necessidade de uso.

Qual programa eu uso?
Preferêncialmente o do seu fabricante. Entre no site do fabricante para fazer o download GRATUITAMENTE.

Meu disco vai voltar a ser como antes?
Desde que não seja problema físico ou mecânico, provavelmente sim.

Quanto tempo leva um LOW FORMAT?
Depende do tamanho de seu HD, mas não espere menos que várias horas ou até mesmo dias

Posso escolher em qual partição vou fazer?
Não, pois o LOW FORMAT abrange todo o disco rígido.

O que você recomendo?
Já virei várias, eu disse várias noites fazendo LOW FORMAT e ZERO FILL, por experiência própria, NÃO RECOMENDO, pois após concluído com sucesso seu HD "perde" os BAD BLOCKS, mas ocorre algo que fará com que você PERCA A PACIÊNCIA.

A alocação de arquivos nos antigos bad blocks ou em locais perto dos mesmo, faz com que o hd faça uma leitura retardada, da mesma forma que o drive de CD/DVD faz quando não consegue ler um setor no disco, travando o computador por alguns segundos ou minutos, além de reduzir a vida útil do HD, lembrando que todo hd tem um limite de movimentação de dados (ver label no HD)


Ocorreu comigo várias e várias vezes esse problema, portanto não recomendo o ZERO FILL ou o LOW FORMAT, eu prefiro usar algo que funcionou perfeitamente comigo, isolar as áreas com bad block criando partições, por exemplo:

Após utilizar um utilitário de verificação completo do disco ou efetuar uma formatação condicional, verifiquei que travava em 25%, cancelo a operação e faço uma partição que abranja esta área. HD de 100 GB com travamento em 25% (25% de 100GB é igual a 25 GB), faço uma partição de 24 GB (use um programa como ACRONIS DISK DIRETOR, o melhor para mim) e outra de 2 GB (24º ao 26º GB -- não formate essa partição). Com o restante do disco (26º GB em diante) faço outra partição e formato para verificar se aparece outro bad block, caso apareça, repito o mesmo processo anterior. Faço isso até o fim...



Acabo terminando com umas 2 ou 3 partições... O ruim é que você perde alguns GB com isso, mas em recompensa você terá partições na qual você pode usar sem problema algum como o citado anteriormente.


Termino por aqui...

Qualquer dúvida deixe seu comentário eu envie um email.

4 comentários:

Michaell Melonio disse...

Gostaria de saber os programas pra fazer a formatação e saber onde estão os bad blocks, pra depois poder particionar !!!
Seria a formatação com o cd do windows mesmo, ou tem que ser por outro?
flws fera !!!!

Silvio Ricardo disse...

O programa que venho utilizando que destaca-se pela sua simplicidade e ampla gama de recursos é o 'Acronis Disk Director Suite'.

Recomendo!

Anônimo disse...

Happens... Such casual concurrence

Anônimo disse...

It does not approach me. Perhaps there are still variants?